segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A VITÓRIA NAS URNAS

Toninho Andrada, Professor Helvécio e Sinara do Tião

              A apuração dos votos aconteceu após as eleições, no mesmo dia de votação. As cidades receberam seus cidadãos que elegeram seus representantes para os próximos quatro anos de gestão. Nas três cidades que acompanhamos o processo eleitoral, os atuais prefeitos concorriam à reeleição, mas nenhum conseguiu se reeleger. 
       Em Barbacena, Toninho Andrada (PSDB) se elege com 31.225 votos válidos, voltando à prefeitura. A atual prefeita Danuza Bias Fortes teve 25.320 votos e deixará a prefeitura no final desse ano. Grande parte dos vereadores eleitos são aliados ao futuro prefeito Toninho Andrada (PSDB), por possuírem vínculo com a coligação do prefeito e por partilharem ideologias políticas partidárias. 
              Sua câmara municipal salta de onze para quinze cadeiras, de acordo com a legislação orçamentária aprovada esse ano com vigência a partir dessas eleições. Sete vereadores se reelegeram, um volta a câmara e outros sete são eleitos pela primeira vez. Os eleitos são: Flávio Maluf (PSDB), Carlos Roberto Kikito (PT), Pastor Johnson (PSD), Amarílio (PSC), Grácia Araújo (PR), Márcio da Odeite (PSD), José Jorge Emídio (PDT), Tererê (PRB), Tadeu José (PHS), Dr. Sá Grise (PSDB), Marilene (PTN), Ronaldo Braga (PMDB), Flávio Barbosa (PSL), Gonzaga (PMDB) e Vânia Castro (PV). 
               Em Santa Cruz de Minas, é eleita a primeira mulher na historia do executivo. A candidata Sinara Campos (PT), de 27 anos, comerciante do setor moveleiro é eleita com 59,12% dos votos válidos. Em relação à campanha e ao número expressivo de votos a candidata afirma: “Nossa campanha foi muito bem feita, muito limpa e honesta. Nós assumimos uma postura diferente dos outros candidatos e apresentamos nossas propostas. Fui muito bem votada, o que aumenta ainda mais minha responsabilidade em relação à administração da cidade.        Esse número de votos representa, cada vez mais que a mulher vem conquistando seu espaço, e espero que minha vitória sirva de incentivo para que as mulheres participem cada vez mais da política na região”. 
             A câmara municipal de Santa Cruz de Minas contará com seus nove representantes eleitos neste domingo, são eles: Leco do Jiu-Jitsu (PV), Wagner do Didico (PRP), Cesinha motorista (PDT) , Toninho da farmácia (PSD) , Denilson da farmácia (PT) , Du da sorveteria (PRP) , Alexandre Chandele (PT), Wilson da Joaninha (PDT) e Madruga (PV). 
               Já em São João Del Rei, é eleito o professor Helvécio Reis (PT) com 56,39% dos votos válidos. O atual prefeito Nivaldo Andrade, deixa a prefeitura, ficando em segundo lugar, com 39,94% dos votos válidos. “Depois de uma emocionante comemoração com a militância e eleitores, vi uma São João Del Rei em festa e feliz. Agradeço a confiança dos mais de 28 mil votos que recebi. Ouvi muitas manifestações que depositam muitas esperanças em meu trabalho.”, diz Helvécio após as apurações dos votos. 
            A câmara da cidade também conta com seus treze vereadores eleitos, sendo quatro reeleitos, são eles: Rodrigo filho do João do Banco (PMDB), Vera do Polivalente ( PT), Fio da Dona Glória (PT), Lívia (PT), Fuzzato (PT), Jânia Costa (PRTB), Cabo Zanola (DEM), Flávio do Salgado (DEM), Igor Sandim (PSDB), Estefânio Pires (PMDB), Gilberto Lixeiro (PMDB), Fabio Silva (PSB) e Claúdio Apolinario (PDT). 
           Houve uma grande renovação no cenário político local. Novas coligações e partidos ganharam força e notoriedade nas três cidades abordadas. Em São João Del Rei, o candidato do Senador mineiro Aécio Neves, perdeu as eleições, em um dos seus principais redutos políticos. “As eleições são o reflexo da atuação nos mais diversos meios de comunicação. Uma campanha bem elaborada e executada garantiu a vitória a Helvécio Reis”, afirma a estudante Priscila de Oliveira de 20 anos .


Texto: Bruna de Faria, Isabela Mesquita, Paulo Carvalho e Rafaela Ramos
Fotos: Google
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário