quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VI INTERVENÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO










No último dia 16, aconteceu a VI Intervenção do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ. Na ocasião, os alunos do 1º período do curso de arquitetura apresentaram seus trabalhos na Praça da Estação, no centro da cidade. Ao todo, foram seis grupos que expuseram suas estruturas das 15 às 20 horas.
O processo de montagem começou cedo. Logo pela manhã, os estudantes já estavam no local construindo suas estruturas. A maioria buscou materiais em ferros-velhos da cidade. Alguns alunos utilizaram-se das obras de Cildo Meireles, em Inhotim, como inspiração. O público presente pôde desfrutar além de efeitos visuais, conseguidos através de luz artificial, de efeitos sonoros. Em um determinado trabalho os visitantes podiam controlar a música que estava tocando no momento.
Segundo o professor do curso de Arquitetura, Rafael Brandão, a ideia do projeto é estimular a percepção do espaço público - já que é uma área de atuação do arquiteto - através da arte, da abstração e da busca de materiais. “A gente acha que fazer essa Intervenção no espaço público, nas praças de São João Del Rei, estimula as pessoas da cidade a pensarem outras possibilidades de uso para o espaço público.”
A visitação na Intervenção contou, não só com aqueles que já tinham conhecimento do evento, como também com as pessoas que passavam no local naquele momento. Os alunos do Centro Pedagógico Catavento também marcaram presença. As crianças divertiram-se e interagiram com as estruturas.
No processo de desmontagem, apesar do cansaço, os alunos mostraram-se satisfeitos com o resultado. “Deu certo. Tivemos um pouco de falta de luz, mas está dando certo. Foi muito legal fazer o trabalho. Foi uma experiência única. Foi muito interessante.” Sávia Porto, aluna do 1º período de Arquitetura.




VEJA O VÍDEO DO EVENTO



Texto de Bárbara Barreto, Júlia Dias.
Fotos de Bárbara Barreto e Júlia Dias
Vídeo: Marília Cunha



Nenhum comentário:

Postar um comentário