terça-feira, 16 de outubro de 2012

O FIM DE ANO NEM SEMPRE TRAZ BOAS NOVAS

  O controle dos gastos é o ponto fundamental para que surpresas desagradáveis não venham com o ano novo.




                 A economia do país agradece a chegada do fim do ano, pois o espírito doce e envolvente do natal e do ano novo faz com que as pessoas gastem relativamente mais nessa época.
                  Formatura, amigo oculto, ceia de natal, reveillon, férias – para que tudo aconteça como o desejado é preciso de dinheiro. Mas quando não há um cuidadoso planejamento durante o ano, as pessoas se valem do que tem a disposição, como 13º salário, limite do cheque especial, cartão de crédito e diversas linhas de crédito que o mercado disponibiliza. E justamente aí que mora o perigo.
                  De acordo com os cálculos do estudo IPC Maps para 2012, o consumo dos brasileiros registrará a cifra de R$2,725 trilhões, um crescimento superior a R$273 bilhões quando comparado com o IPC Maps 2011. Na maioria das vezes o encantamento e as facilidades que os empréstimos proporcionam fazem com que este consumo se dê através do endividamento.
                 Verifica-se que nos últimos anos o índice de empréstimos, seja ele Consignado, Cheque Especial, Rotativo ou com Penhor teve, segundo as informações do Banco Central do Brasil, um crescimento de 48,8% em relação ao PIB. Para a economia do país é uma porcentagem baixa, mas para a população é uma prática perigosa, pois as altas taxas de juros praticadas pelos bancos fazem com que as pessoas tenham dificuldades na quitação das dívidas e muitas vezes aumentando as estatísticas da inadimplência no país.
                Para que os gastos do fim do ano não pesem no bolso do consumidor e para que 2013 não nasça cheio de dívidas (lembrando que no início do ano existem impostos como IPTU e IPVA para serem pagos, assim como material escolar, uniforme das crianças, entre outros), os economistas dão algumas dicas:
        - Calcular e planejar; - Programar as atividades  e evitar o impulso das compras;
- Pesquisar o preço tanto dos produtos quanto da prestação de serviços,
- Ficar atento aos juros e optar pelo parcelamento sem juros;
- No caso de viagens, planejar para encontrar as melhores condições;
- Jamais emprestar o cartão de crédito;
- Usar o o cartão de crédito em lojas que oferecem descontos, sorteios ou promoções;

- Compras pela internet só em sites seguros. 
        - Pagar a fatura do cartão em dia, pois a taxa de juros do cartão é das mais altas praticadas hoje em dia no mercado.
                


            

                        
        Seguindo essas dicas e tendo um consumo consciente as festas de fim de ano serão proveitosas e o próximo ano virá cheio de alegrias e livre de transtornos financeiros.


Texto de Edilene Ribeiro

Fotos: Google imagens

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário