sábado, 20 de outubro de 2012

RESENHA DA SEMANA





        Estando na Venezuela desde 2001 para fazerem um documentário sobre a administração popular de Hugo Chávez, os cineastas Kim Bartley e Donnacha O’ Briain se depararam em 2002 com um golpe de estado realizado pela direita que desencadeou no sequestro do presidente. Puderam então registrar todos os detalhes desse golpe e também a reação dos chavistas. A mídia local foi o estopim para o golpe, divulgando mentiras utilizando uma linguagem simples e linear. Esses registros deram vida ao documentário “A revolução não será televisionada”.
Eleito em 1998 por mais de 80% da população venezuelana, Hugo Rafael Chávez Frías estava cumprindo a promessa de dividir a riqueza oriunda do petróleo e de libertar a Venezuela das políticas liberais impostas por Washington e isso causou grande revolta na oposição que temia perder suas regalias. Com o apoio dos EUA, que seriam prejudicados com a Constituição revolucionária bolivariana de 1999 e que sofriam com os ataques vindos do presidente, Pedro Carmona e Carlos Ortega lideraram a oposição utilizando os meios de comunicação, principalmente os canais de TV privados para manipularem a opinião pública e a colocarem contra o atual governo. 
A mídia divulgou fatos mentirosos contra o presidente. Editou as imagens do confronto ocorrido em frente ao palácio Miraflores no dia 11 de abril de 2002 para que Chávez se tornasse culpado pelos assassinatos ocorridos e com isso pudesse justificar o golpe que já planejavam dar. Noticiou
também, a possível insanidade mental do presidente, sua renúncia, quando na verdade ele havia sido sequestrado.  Além de elogiarem o governo de Carmona, fazendo com que a população pensasse que existia democracia, paz e um controle sobre as reivindicações vindas dos chavistas, o que era mentira.
Mesmo com a sabotagem do canal 8 da TV estatal, onde o governo se comunicava com a população e também com a proibição dos jornalistas de entrevistarem qualquer pessoa favorável ao governo Chávez, a população através de um canal de TV privado internacional, conseguiu noticiar o sequestro do presidente causando indignação e união entre as pessoas. Tanto que em uma manifestação e com a ajuda de militares que apoiavam Chávez conseguiram retomar o poder. “Não te queremos Carmona! Ladrão!”, “Queremos a Chávez!”, “Chávez amigo, o povo está contigo!”.
É importante ressaltar que a popularidade de Hugo Chávez se dava pelo fato de que ele não era branco e nem vinha da classe política tradicional. O carisma e a atenção voltada à população carente utilizando de uma linguagem simples faziam com que ele fosse respeitado, amado e idolatrado pela maioria da população bolivariana. Também se torna importante salientar que o documentário utilizou uma linguagem simples, mas é fato que pode existir, assim como existiu na mídia, um interesse. Toda a narrativa, a escolha das imagens e os depoimentos são tendenciosos a nos levarem a acreditar na inocência de Hugo Chávez e a perseguição que sofreu injustamente. Portanto não há como saber a verdade sobre esse fato.
        Fica evidente que a mídia possui um enorme poder de influência sobre a opinião pública. Nesse caso, segundo o que o documentário nos mostra, utilizou da manipulação dos fatos para construírem uma realidade que a favorecesse e assim conseguir o poder. Esse fato fez com que o governo de Chávez percebesse que não havia se preocupado com as comunicações e por isso após a retomada do poder Chávez criou mais emissoras estatais. Segundo ele “a falta de uma comunicação eficiente, representada por uma boa divulgação das conquistas e dos planos de execução do governo, era considerada uma falha na revolução”.





Texto de Edilene Ribeiro*
Foto deviantart 



*Edilene é aluna do primeiro período do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João De Rei.


Referências: BARTLEY, Kim/ O’Briain Donnacha, The Revolution Will Not Be Televised. [Documentário]. Produção de Power Picture, direção de Kim Bartley e Donnacha O’Briain.. Irlanda, 2003. 1h14min. Color

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MÚSICA PRA VER


Fazer turismo e visitar lugares que foram importantes para a música pode ser uma boa pedida


Para quem gosta de viajar levando sempre seu fone de ouvido, para curtir as suas canções preferidas e fazer as melhores visitas com trilha sonora, existe outra forma de juntar estes dois prazeres : turismo musical!
Que fã de Beatles nunca sonhou em tirar aquela foto – óbvia e necessária – na faixa de pedestres mais famosa do mundo? O Estúdio Abbey Road, na rua de mesmo nome em Londres, onde foram gravados discos icônicos como o próprio “Abbey Road” dos Beatles e “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, não é aberto para visitas (foi aberto apenas no dia 10 de março deste ano, por ocasião do seu aniversário de 80 anos). Mas a faixa de pedestres, essa é pública e dá pra sentir o clima de rock ‘ n roll transitar pela paisagem.
Ainda na Inglaterra, na cinzenta Manchester, os fãs de Smiths e Joy Division têm um prato cheio. Dar uma esticada a essa cidade, que entre tijolos vermelhos e carvão foi palco da produção de bandas de rock como nenhuma outra, vai render uma foto em frente ao Salford Lads Club, que aparece na capa de “The queen is dead”, do Smiths.
E se você preferir um local mais... tranquilo? Cemitérios em geral não são locais de visitação turística. Mas isso não é verdade no caso do cemitério Pére-Lachaise, onde está enterrado Jim Morrison, o Rei-Lagarto. Na parte nordeste de Paris, a “Cidade dos Mortos” como é chamada pelos parisienses, é um lugar romântico e poético, mesmo porque inúmeros escritores e poetas estão enterrados lá! Oscar Wilde, Victor Hugo e Proust são alguns deles. Podem ser feitas visitas guiadas por cerca de 6 Euros ou você também pode comprar um mapa e sair explorando o campo santo... Pra ser exato, Jim passa sua vida eterna na parte centro-sul do cemitério.
Pra pisar o chão que nossos heróis mortos de overdose pisaram, bem, também existe um lugar e fica no West Sunset Boulevard, Hollywood. É o Whisky A GoGo Bar, onde balançaram Jim Morrison, Janis Joplin, Eric Burdon, Stooges, Buffalo Springfield, para falar só de alguns. Se não chegar a ver um fantasma do rock zanzando nos embalos de sábado à noite, tome um whisky e curta o som. Hoje ainda funciona ali a casa de shows.
Mas você também não precisa ir muito longe. Pegue um ônibus para BH e vá até o bairro de Santa Teresa, exatamente na esquina entre a Rua Divinópolis e a Rua Paraisópolis. Apesar de o próprio Milton Nascimento negar a existência de uma sede fixa para os encontros do Clube da Esquina, dizem que ali era um dos locais em que a trupe se encontrava. O Clube da Esquina nasceu na década de 60, a partir do encontro de Milton Nascimento e os irmãos Borges – Marilton, Lô e Márcio, além de Fernando Brandt. O nome foi ideia de Márcio, que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos sempre ouvia: “Estão lá na equina, cantando e tocando violão.” Hoje na esquina há uma placa com a letra da música e um breve relato do movimento.
Para relaxar, na Cidade Maravilhosa você estará a duas quadras da praia de Ipanema para sentir a brisa que sentiu o Rio nos tempos da bossa nova... Entre o final dos anos 50 e anos 60, o bar do Veloso era o ponto de encontro de Tom Jobim e Vinicius de Morais, que ficavam por lá tomando um chope gelado e apreciando o passeio das moças bonitas. Dizem que Frank Sinatra tinha o telefone do bar, para quando queria encontrar Tom Jobim. Também reza a lenda que foi lá que estavam quando viram a musa Helô Pinheiro, que os inspirou a compor "Garota de Ipanema". Hoje o bar leva esse nome, na Rua Vinicius de Morais.

Texto de Daniele da Gama e Maria Catarina Carvalho

.

A CONSOLIDAÇÃO PÓS FRIENDS



O sexteto que conquistou o mundo

          A série americana “Friends”, sucesso mundial em suas 10 temporadas, acabou em 2004 deixando fãs órfãos e uma turma de celebridades que antes não eram tão conhecidas pelo público. Os seis atores que protagonizaram a série de 1994 a 2004 viraram estrelas mundiais e hoje atuam em diversos projetos diferentes.
         O sentimento de carinho nutrido pelos fãs foi tão grande que não se separava ator de personagem  e eles se tornaram lendas no mundo da ficção. Com o fim da série próximo, os queridinhos da América despediam-se das personagens que os consagraram e embarcaram em novos projetos. A dúvida se conseguiriam manter-se em voga no período pós “Friends” era frequente. Mas, mesmo hoje, depois de oito anos do término do seriado, eles ainda estão ativos em produções hollywoodianas ou protagonizando outros seriados.
 Courteney Cox
               A atriz Courteney Cox interpretava a Mônica Geller, uma chefe de cozinha obsessivo-compulsiva por limpeza que teve problemas de obesidade na infância, o que ainda lhe trazia traumas. Antes de estrear na série americana, Cox fez diversas aparições em filmes, sendo a mais relevante o papel de protagonista junto com Jim Carrey no filme Ace Ventura. Logo após esta aparição, a atriz foi convidada para estrelar Friends. Este papel fez com que ela se tornasse uma estrela internacional e levou a uma nomeação para o prêmio American Comedy Award. Pouco depois da estreia de “Friends”, Cox foi convidada para interpretar a jornalista sensacionalista Gale Weathers nos quatro filmes Pânico. Atualmente, Courteney Cox faz parte da série Cougar Town onde faz o papel de Jules Cobb, uma mulher recém-separada com um filho de 17 anos. 
              O papel da personagem Rachel Green era interpretado pela atriz Jennifer Aniston. Rachel era uma menina rica e mimada que foi morar com Mônica após abandonar o noivo no altar. Com este papel, Aniston conquistou um Emmy, um Globo de Ouro e um Screen Actors Guild Awards, estabilizando sua carreira. Após o fim de Friends, Jennifer Aniston pode ser considerada como a atriz mais bem sucedida da série. De lá pra cá, Aniston protagonizou diversos filmes, como O Todo Poderoso, Marley e Eu e Ele Não Esta Tão a Fim de Você.        Aniston já foi listada como uma das dez mulheres mais ricas na indústria do entretenimento pela revista Forbes e atualmente continua trabalhando como atriz, produtora e diretora de filmes.
Lisa Kudrow
A atriz Lisa Kudrow viveu a personagem Phoebe Buffay em “Friends”, uma garota que saiu de casa aos 14 anos e antes de conhecer seus amigos foi moradora de rua. O papel de Phoebe deixou Lisa mundialmente famosa e conquistou o Emmy como “melhor atriz em uma série de comédia”. Depois de atuar em mais de 28 filmes, como PS: Eu te Amo, Máfia no Divã e Dr. Dolittle 2, Lisa interpreta atualmente a terapeuta Fiona Wallice no seriado Web Therapy.
       Joey Tribbiani, um ator ítalo-americano  que faz sucesso com as mulheres, é interpretado em “Friends” por Matt LeBlanc. Com o fim da série Matt foi o único personagem que continuou em série própria, intitulada Joey. Com participação em diversos filmes como As Panteras e As Panteras Detonando, Matt foi produtor do filme The Watch em 2007 e atualmente atua na série de TV Episodes.
        Mattew Perry viveu o sarcástico Chandler Bing que se casa com Mônica Geller. Com o fim da série, Matthew Perry fez parte do sitcom Studio 60, interpretou em diversos filmes, como Dezessete Outra Vez e atualmente é o protagonista da série Go On, interpretando o locutor esportivo Ryan King.
Matthew Perry
       O ator David Schwimmer interpretou o irmão mais velho de Mônica, Ross Geller, um paleontólogo que amava o seu trabalho. Seu papel mais famoso foi o de Ross e após o termino da série dirigiu o seriado Joey e teve um papel de destaque na mini-série Band of Brothers como o Capt. Sobel e é o dublador oficial da girafa Melman do filme Madagascar.
       Além de saudades, a série americana Friends deixou um grupo de excelentes atores que são aclamados até hoje pela crítica e admiradores fervorosos. “Friends” foi a prova de que um bom roteiro e a química existente entre os protagonistas transcende os ideais de entretenimento e causa na audiência um impacto que envolve carinho e consolida no mundo não apenas mais um seriado, mas um seriado a ser assistido com paixão.


            
Assista a famosa abertura do Seriado Friends.



Texto de Artur Caldas e Caroline Araújo  
Fotos: Google

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

FECIC EM SÃO JOÃO DEL REI

Banda Galwen

       Aconteceu durante os dias 11 e 14 de outubro em São João Del Rei, a 7ª edição da FECIC (Feira do comércio, indústria e mostra cultural). Durante esses quatro dias, a feira trouxe novidades para os meios envolvidos e proporcionou a interação do público com programações inteiramente gratuitas.
               Além da exposição, o evento contou com oficinas, palestras e consultorias públicas espalhadas pela cidade, oferecidas pelo programa Sebrae em ação (que proporciona várias atividades para o avanço de processos de gestão das empresas) e com shows diários em um palco localizado no centro da cidade.        
       Segundo Gabriel Carvalho, vocalista da banda sanjoanense Galwem, que se apresentou na quinta feira, a FECIC consiste numa oportunidade para as pessoas conhecerem e valorizarem a produção local, e sem dúvida é uma iniciativa cultural admirável.

       O evento realizado pela ACI del Rei e pela CDL, reuniu cerca de 61 expositores e teve aproximadamente 68 mil visitantes, segundo Patrícia secretária da ACI.

FECIC atraiu muitas pessoas
       Para a estudante Paula Melo, o evento que movimenta um grande fluxo de capital e de pessoas na cidade é responsável pela reciclagem de conceitos, onde somos apresentados a novidades comerciais e culturais de uma maneira atrativa.
       A feira que esse ano teve sua programação voltada para as comemorações do supercentenário da ACI Del Rei, faz parte do calendário cultural da cidade, destaca-se dentre os melhores e maiores eventos empresariais da região do Campo das Vertentes.



Texto de Ana Cláudia Lima e Isabela Fonseca
Fotos de Ana Cláudia Lima

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ENTRE OS MELHORES DO MUNDO JOGANDO NO BRASIL

Romário, pelo Flamengo, em 1995.


       A FIFA e a revista France Football lançaram nessa segunda feira a lista dos 23 jogadores que vão concorrer ao prêmio Bola de Ouro. A seleção Espanhola lidera a lista com sete jogadores indicados e a grande euforia: Neymar é o único Brasileiro indicado ao prêmio. O jogador do Santos e da Seleção Brasileira irá concorrer com nomes como o de Drogba, decisivo na final da Champions League deste ano atuando pelo Chelsea e atualmente no  Shanghai Shenhua da China, o argentino Messi, jogador do Barcelona que é cogitado como favorito ao prêmio ao lado de Cristiano Ronaldo, atacante do time rival Real Madrid, Falcão Garcia campeão da Liga da Europa e da Supercopa Europeia com o Atletico de Madrid e Andrea Pirlo junto com Buffon, jogadores da Juventus. Neymar repete a indicação do ano de 2011, onde ficou com o 10º lugar com 1,12% dos votos.
Raí, pelo São Paulo, no Mundial Interclubes em 1992.
      Criada em 2010, a premiação Bola de Ouro é uma fusão dos prêmios de Melhor Jogador do Mundo FIFA e Ballon d’Or, onde anualmente indica os melhores jogadores e treinadores de ambos os sexos. Também são premiados o gol mais bonito do mundo (Premio Puskas que o brasileiro Neymar ganhou no ano de 2011 pelo gol feito contra o Flamengo no campeonato Brasileiro), a personalidade do ano, a equipe Fair Play e a equipe ideal, formada com os melhores jogadores de cada posição. É uma grande vitória para Neymar estar entre os 23 melhores jogadores do mundo aos 20 anos, sinal que os jogadores que jogam no nosso país também são reconhecidos lá fora. Luís Álvaro de Oliveira, presidente do Santos, polemizou na época quando perguntado sobre Neymar ficar no Brasil e não ter o reconhecimento lá fora, dizendo que os times brasileiros precisam parar de ter um sentimento inferior aos europeus e que dinheiro não é mais importante do que ver seu craque brilhar com a camisa do seu clube.
    Pelas indicações anteriores, muitos membros da imprensa brasileira afirmam que o jogador só é reconhecido quando passa a atuar na Europa, onde estão os maiores craques do mundo, mas devido à segunda indicação consecutiva de Neymar ao prêmio podemos ver que esse ‘’tabu’’ está próximo de acabar. Mas Neymar não é o primeiro a conseguir essa indicação jogando no Brasil. Em 1992, Raí conquistou a 10ª posição atuando pelo São Paulo, ano que o time se consagrou campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes. Em 1995, Romário foi eleito o 4º melhor jogador do mundo jogando pelo Flamengo, em 1996 o atacante conseguiu o 11º lugar na lista jogando parte da temporada no Flamengo e no Valencia da Espanha. Também em 1995, outro jogador do São Paulo recebeu a indicação, Juninho Paulista foi o 8º colocado na lista, porém no final do ano se transferiu para o Middlesbrough da Inglaterra. Fato parecido com o de Giovanni em 1996 quando ficou em 16º lugar pela temporada que fez no Santos e no Barcelona.

      O que Luis Álvaro quis nos mostrar não é mais novidade para muitos e sim para alguns membros da imprensa que pressionam a ideia de que só é possível estar entre os melhores do mundo jogando na Europa, ideia que já percebemos não ser válida. Os clubes brasileiros fazem parte desta “vitória” quando possuem o comprometimento com o jogador, dando-lhe liberdade para criar seus movimentos em campo, estabilidade financeira para que o jogador se sinta confortável no clube que defende e se mantendo firmes em não “abaixar a cabeça” para os clubes europeus. Diferente do que alguns membros da imprensa e até alguns treinadores e dirigentes defendem, é possível se destacar entre os melhores do mundo jogando no Brasil. Fortalece o futebol brasileiro manter craques de alto nível jogando em nossa terra, é isso que fará o nosso futebol voltar a ser visto como o melhor do mundo.


Texto de Thaís Marques
Fotos: Google
Vídeo Clique aqui

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O FIM DE ANO NEM SEMPRE TRAZ BOAS NOVAS

  O controle dos gastos é o ponto fundamental para que surpresas desagradáveis não venham com o ano novo.




                 A economia do país agradece a chegada do fim do ano, pois o espírito doce e envolvente do natal e do ano novo faz com que as pessoas gastem relativamente mais nessa época.
                  Formatura, amigo oculto, ceia de natal, reveillon, férias – para que tudo aconteça como o desejado é preciso de dinheiro. Mas quando não há um cuidadoso planejamento durante o ano, as pessoas se valem do que tem a disposição, como 13º salário, limite do cheque especial, cartão de crédito e diversas linhas de crédito que o mercado disponibiliza. E justamente aí que mora o perigo.
                  De acordo com os cálculos do estudo IPC Maps para 2012, o consumo dos brasileiros registrará a cifra de R$2,725 trilhões, um crescimento superior a R$273 bilhões quando comparado com o IPC Maps 2011. Na maioria das vezes o encantamento e as facilidades que os empréstimos proporcionam fazem com que este consumo se dê através do endividamento.
                 Verifica-se que nos últimos anos o índice de empréstimos, seja ele Consignado, Cheque Especial, Rotativo ou com Penhor teve, segundo as informações do Banco Central do Brasil, um crescimento de 48,8% em relação ao PIB. Para a economia do país é uma porcentagem baixa, mas para a população é uma prática perigosa, pois as altas taxas de juros praticadas pelos bancos fazem com que as pessoas tenham dificuldades na quitação das dívidas e muitas vezes aumentando as estatísticas da inadimplência no país.
                Para que os gastos do fim do ano não pesem no bolso do consumidor e para que 2013 não nasça cheio de dívidas (lembrando que no início do ano existem impostos como IPTU e IPVA para serem pagos, assim como material escolar, uniforme das crianças, entre outros), os economistas dão algumas dicas:
        - Calcular e planejar; - Programar as atividades  e evitar o impulso das compras;
- Pesquisar o preço tanto dos produtos quanto da prestação de serviços,
- Ficar atento aos juros e optar pelo parcelamento sem juros;
- No caso de viagens, planejar para encontrar as melhores condições;
- Jamais emprestar o cartão de crédito;
- Usar o o cartão de crédito em lojas que oferecem descontos, sorteios ou promoções;

- Compras pela internet só em sites seguros. 
        - Pagar a fatura do cartão em dia, pois a taxa de juros do cartão é das mais altas praticadas hoje em dia no mercado.
                


            

                        
        Seguindo essas dicas e tendo um consumo consciente as festas de fim de ano serão proveitosas e o próximo ano virá cheio de alegrias e livre de transtornos financeiros.


Texto de Edilene Ribeiro

Fotos: Google imagens

.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A VITÓRIA NAS URNAS

Toninho Andrada, Professor Helvécio e Sinara do Tião

              A apuração dos votos aconteceu após as eleições, no mesmo dia de votação. As cidades receberam seus cidadãos que elegeram seus representantes para os próximos quatro anos de gestão. Nas três cidades que acompanhamos o processo eleitoral, os atuais prefeitos concorriam à reeleição, mas nenhum conseguiu se reeleger. 
       Em Barbacena, Toninho Andrada (PSDB) se elege com 31.225 votos válidos, voltando à prefeitura. A atual prefeita Danuza Bias Fortes teve 25.320 votos e deixará a prefeitura no final desse ano. Grande parte dos vereadores eleitos são aliados ao futuro prefeito Toninho Andrada (PSDB), por possuírem vínculo com a coligação do prefeito e por partilharem ideologias políticas partidárias. 
              Sua câmara municipal salta de onze para quinze cadeiras, de acordo com a legislação orçamentária aprovada esse ano com vigência a partir dessas eleições. Sete vereadores se reelegeram, um volta a câmara e outros sete são eleitos pela primeira vez. Os eleitos são: Flávio Maluf (PSDB), Carlos Roberto Kikito (PT), Pastor Johnson (PSD), Amarílio (PSC), Grácia Araújo (PR), Márcio da Odeite (PSD), José Jorge Emídio (PDT), Tererê (PRB), Tadeu José (PHS), Dr. Sá Grise (PSDB), Marilene (PTN), Ronaldo Braga (PMDB), Flávio Barbosa (PSL), Gonzaga (PMDB) e Vânia Castro (PV). 
               Em Santa Cruz de Minas, é eleita a primeira mulher na historia do executivo. A candidata Sinara Campos (PT), de 27 anos, comerciante do setor moveleiro é eleita com 59,12% dos votos válidos. Em relação à campanha e ao número expressivo de votos a candidata afirma: “Nossa campanha foi muito bem feita, muito limpa e honesta. Nós assumimos uma postura diferente dos outros candidatos e apresentamos nossas propostas. Fui muito bem votada, o que aumenta ainda mais minha responsabilidade em relação à administração da cidade.        Esse número de votos representa, cada vez mais que a mulher vem conquistando seu espaço, e espero que minha vitória sirva de incentivo para que as mulheres participem cada vez mais da política na região”. 
             A câmara municipal de Santa Cruz de Minas contará com seus nove representantes eleitos neste domingo, são eles: Leco do Jiu-Jitsu (PV), Wagner do Didico (PRP), Cesinha motorista (PDT) , Toninho da farmácia (PSD) , Denilson da farmácia (PT) , Du da sorveteria (PRP) , Alexandre Chandele (PT), Wilson da Joaninha (PDT) e Madruga (PV). 
               Já em São João Del Rei, é eleito o professor Helvécio Reis (PT) com 56,39% dos votos válidos. O atual prefeito Nivaldo Andrade, deixa a prefeitura, ficando em segundo lugar, com 39,94% dos votos válidos. “Depois de uma emocionante comemoração com a militância e eleitores, vi uma São João Del Rei em festa e feliz. Agradeço a confiança dos mais de 28 mil votos que recebi. Ouvi muitas manifestações que depositam muitas esperanças em meu trabalho.”, diz Helvécio após as apurações dos votos. 
            A câmara da cidade também conta com seus treze vereadores eleitos, sendo quatro reeleitos, são eles: Rodrigo filho do João do Banco (PMDB), Vera do Polivalente ( PT), Fio da Dona Glória (PT), Lívia (PT), Fuzzato (PT), Jânia Costa (PRTB), Cabo Zanola (DEM), Flávio do Salgado (DEM), Igor Sandim (PSDB), Estefânio Pires (PMDB), Gilberto Lixeiro (PMDB), Fabio Silva (PSB) e Claúdio Apolinario (PDT). 
           Houve uma grande renovação no cenário político local. Novas coligações e partidos ganharam força e notoriedade nas três cidades abordadas. Em São João Del Rei, o candidato do Senador mineiro Aécio Neves, perdeu as eleições, em um dos seus principais redutos políticos. “As eleições são o reflexo da atuação nos mais diversos meios de comunicação. Uma campanha bem elaborada e executada garantiu a vitória a Helvécio Reis”, afirma a estudante Priscila de Oliveira de 20 anos .


Texto: Bruna de Faria, Isabela Mesquita, Paulo Carvalho e Rafaela Ramos
Fotos: Google
.