terça-feira, 23 de outubro de 2012

LAGOA DOURADA, CIDADE DOS MÓVEIS RÚSTICOS



Apesar de ser a terra do rocambole, Lagoa Dourada é conhecida também pela fabricação de móveis rústicos.


Nem só de rocambole vive Lagoa Dourada. Outro ramo que movimenta bastante a economia da cidade é a fabricação de móveis rústicos, que chamam a atenção por sua beleza e durabilidade. Com o aumento da procura, surgiram várias fábricas dedicadas a esta atividade. Atualmente aproximadamente dez estão em atividade.
Iniciada há cerca de 50 anos a atividade é responsável por significativa parte dos empregos e renda gerados no município. Antônio Carlos Faria, proprietário de uma fábrica de móveis em Lagoa Dourada, é neto do pioneiro do ramo na cidade, Luiz José de Resende. “O ramo de móveis é bem antigo na cidade, antes eles eram fabricados em estilo colonial e hoje a fabricação acontece com madeiras de demolição. Seguindo a tendência da sustentabilidade, estes produtos tiveram uma resposta bem melhor do público do que os móveis tradicionais”, explicou Antônio.
O processo de fabricação é bem artesanal, apesar do uso de máquinas. O marceneiro é o principal elemento do processo, uma vez que usa sua criatividade para fazer as peças, o que talvez seja o motivo do grande sucesso. “A madeira de demolição é uma madeira reciclada, geralmente vêm de casarões, fazendas e galpões rurais, da região sul do país”, completou o empresário.
Peça em madeira de demolição
Os móveis fabricados na cidade já cruzaram o Oceano e foram objetos de admiração em países como Suécia, Espanha e Portugal. A passagem da Estrada Real pela cidade e a ligação próxima com cidades turísticas, como Tiradentes e São João del - Rei, ajudaram a expor a produção. A possibilidade de exportar os produtos beneficiou bastante os fabricantes. “A experiência de exportação foi muito legal, já fizemos isso algumas vezes com um retorno muito positivo. Até hoje recebemos vários pedidos de orçamentos de diversos lugares”, finalizou Antônio Carlos.
           Anualmente, a cidade realiza uma bela festa onde fabricantes e artesões locais expõem seu trabalho. O evento atrai público, divulga a qualidade dos produtos do ramo ali fabricados e eleva o nome do município de Lagoa Dourada.



Texto de   Atner Maia e Júnia Lovaglio
Fotos de Atner Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário