quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CAPOEIRA: TROCA DE CORDAS, CULTURA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL




No dia 13 de Outubro, às 16h00min, no Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei do Campus Santo Antônio, ocorreu o batizado e troca de cordas da academia Estilo Capoeira. Tendo a preservação da natureza como um dos principais lemas da academia Mestre Gato, criador do projeto transmitiu a mensagem às crianças participantes do grupo e iniciou o evento com a premiação de cartazes feitos por elas, com desenhos relacionados à causa ambientalista.
Em seguida aconteceu o batizado e a troca de cordas, que foi realizado do menos graduado aos mais experientes. Foi um momento de  felicidade para os mais jovens, muito disso devido à importante presença de seus pais, que vieram apoiar e registrar o momento.
Finalizando as atividades, foram apresentadas danças típicas africanas e uma roda livre foi formada, empolgando a todos na plateia Os saltos, os chutes e outros movimentos executados impressionaram pela grande velocidade. O talento aliado à técnica adquirida após muita prática do esporte, deixou quem assistia aflito pela proximidade dos movimentos exercidos pelos capoeiristas.
O belo trabalho do Mestre Gato é realizado há alguns anos com os alunos da Escola Municipal Maria Tereza, em associação com a Estilo Capoeira e com o apoio da Universidade Federal de São João Del Rei. O registro de projetos dessa natureza é importante para que se incentive a prática de esportes como a capoeira que, como outros, não tem tanto espaço e tanta visibilidade.
 



Texto de Alan de Carvalho, Aliny Ramalho e Everton Cardoso






Nenhum comentário:

Postar um comentário