quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ENTRE OS MELHORES DO MUNDO JOGANDO NO BRASIL

Romário, pelo Flamengo, em 1995.


       A FIFA e a revista France Football lançaram nessa segunda feira a lista dos 23 jogadores que vão concorrer ao prêmio Bola de Ouro. A seleção Espanhola lidera a lista com sete jogadores indicados e a grande euforia: Neymar é o único Brasileiro indicado ao prêmio. O jogador do Santos e da Seleção Brasileira irá concorrer com nomes como o de Drogba, decisivo na final da Champions League deste ano atuando pelo Chelsea e atualmente no  Shanghai Shenhua da China, o argentino Messi, jogador do Barcelona que é cogitado como favorito ao prêmio ao lado de Cristiano Ronaldo, atacante do time rival Real Madrid, Falcão Garcia campeão da Liga da Europa e da Supercopa Europeia com o Atletico de Madrid e Andrea Pirlo junto com Buffon, jogadores da Juventus. Neymar repete a indicação do ano de 2011, onde ficou com o 10º lugar com 1,12% dos votos.
Raí, pelo São Paulo, no Mundial Interclubes em 1992.
      Criada em 2010, a premiação Bola de Ouro é uma fusão dos prêmios de Melhor Jogador do Mundo FIFA e Ballon d’Or, onde anualmente indica os melhores jogadores e treinadores de ambos os sexos. Também são premiados o gol mais bonito do mundo (Premio Puskas que o brasileiro Neymar ganhou no ano de 2011 pelo gol feito contra o Flamengo no campeonato Brasileiro), a personalidade do ano, a equipe Fair Play e a equipe ideal, formada com os melhores jogadores de cada posição. É uma grande vitória para Neymar estar entre os 23 melhores jogadores do mundo aos 20 anos, sinal que os jogadores que jogam no nosso país também são reconhecidos lá fora. Luís Álvaro de Oliveira, presidente do Santos, polemizou na época quando perguntado sobre Neymar ficar no Brasil e não ter o reconhecimento lá fora, dizendo que os times brasileiros precisam parar de ter um sentimento inferior aos europeus e que dinheiro não é mais importante do que ver seu craque brilhar com a camisa do seu clube.
    Pelas indicações anteriores, muitos membros da imprensa brasileira afirmam que o jogador só é reconhecido quando passa a atuar na Europa, onde estão os maiores craques do mundo, mas devido à segunda indicação consecutiva de Neymar ao prêmio podemos ver que esse ‘’tabu’’ está próximo de acabar. Mas Neymar não é o primeiro a conseguir essa indicação jogando no Brasil. Em 1992, Raí conquistou a 10ª posição atuando pelo São Paulo, ano que o time se consagrou campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes. Em 1995, Romário foi eleito o 4º melhor jogador do mundo jogando pelo Flamengo, em 1996 o atacante conseguiu o 11º lugar na lista jogando parte da temporada no Flamengo e no Valencia da Espanha. Também em 1995, outro jogador do São Paulo recebeu a indicação, Juninho Paulista foi o 8º colocado na lista, porém no final do ano se transferiu para o Middlesbrough da Inglaterra. Fato parecido com o de Giovanni em 1996 quando ficou em 16º lugar pela temporada que fez no Santos e no Barcelona.

      O que Luis Álvaro quis nos mostrar não é mais novidade para muitos e sim para alguns membros da imprensa que pressionam a ideia de que só é possível estar entre os melhores do mundo jogando na Europa, ideia que já percebemos não ser válida. Os clubes brasileiros fazem parte desta “vitória” quando possuem o comprometimento com o jogador, dando-lhe liberdade para criar seus movimentos em campo, estabilidade financeira para que o jogador se sinta confortável no clube que defende e se mantendo firmes em não “abaixar a cabeça” para os clubes europeus. Diferente do que alguns membros da imprensa e até alguns treinadores e dirigentes defendem, é possível se destacar entre os melhores do mundo jogando no Brasil. Fortalece o futebol brasileiro manter craques de alto nível jogando em nossa terra, é isso que fará o nosso futebol voltar a ser visto como o melhor do mundo.


Texto de Thaís Marques
Fotos: Google
Vídeo Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário