sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PROJETO CULTURAL SAMBA NA PRAÇA

Quinteto Para Sambar


O samba foi um fator importante na formação da identidade cultural e na organização urbana da cidade de São João Del Rei. O gênero musical, característico das áreas periféricas, ganhou reconhecimento nas ruas e passou a ser apreciado também nos teatros frequentados pela elite, sendo responsável pela aproximação destas classes que coexistiam distantes.
Com o intuito de resgatar tradições locais e homenagear grandes nomes da música popular e do samba, sambistas san-joanenses desenvolveram em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo de São João Del Rei o Projeto Cultural Samba na Praça.
Uma vez por mês é montado um palanque na praça Carlos Gomes, no Largo do Carmo. O projeto promove a apresentação do grupo Quinteto para Sambar e de outros grupos convidados a cada novo evento.
A primeira edição ocorreu no dia 16 de Maio de 2012. Desde então passou a ser realizado mensalmente com grande aceitação dos habitantes locais, que comparece numerosamente as apresentações. Adultos, estudantes, crianças e jovens divertem-se e apreciam as obras de Cartola, Chico Buarque, Elis Regina, Tom Jobim, Roberta Sá e também composições inéditas de artistas da cidade e região.
O espaço é aberto e a entrada é gratuita. Os shows começam às 21 horas e se estendem até o início da madrugada, movimentando os bares e barraquinhas da redondeza. Aqueles que optarem por maior conforto podem ainda reservar, sob o custo de quinze reais, uma mesa no Bar do Carioca no Largo do Carmo.





Texto e fotos: Nayara Oliveira e Fabiano Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário