segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PÓS ELEIÇÕES: AS EXPECTATIVAS NA REGIÃO DAS VERTENTES



                 Com a determinação dos novos representantes do próximo mandato, surge uma configuração totalmente diferente em algumas cidades, como é o caso de Barbacena, Santa Cruz de Minas e São João Del Rei. Nestas cidades, não houve reeleição dos prefeitos e a Câmara Municipal foi renovada. Tal mudança foi definida pela população que é também a principal atingida pelo próximo mandato e as expectativas criadas pelo voto e a confiança depositada.
                 Em Barbacena, passado o período eleitoral, inicia-se uma organização política com mudanças significativas. Toninho Andrada (PSDB) assume com maioria de aliados no legislativo, em substituição a Danuza Bias Fortes (PMDB), que também possuía maioria na Câmara. E essa nova composição atinge toda a população barbacenense. De acordo com a dona de casa, Dirce Maria, o novo mandato agradou.  “Achei ótimo, gostei dos candidatos que foram eleitos. Espero que eles invistam na gente, tragam uma pracinha de ginástica para fazer exercício ao ar livre e melhorem a saúde em Barbacena que está muito ruim”, afirma.
                 Valter, guarda municipal acredita que a eleição de Toninho Andrada foi boa para o funcionário público e também para a população. "Espero que seja eficaz o próximo mandato, que melhore cada vez mais”, disse ele. Carla Gonçalves, funcionária da Câmara Municipal, tem expectativa de que os vereadores realmente façam o trabalho que foi confiado a eles e espera que a população tenha resposta positiva dessa confiança. 
       Em Santa Cruz de Minas também se inicia um período de grandes transições. A cidade antes governada apenas por homens será comandada, a partir de 2013, por uma mulher. Essa nova realidade marca um período de grandes mudanças na forma de governo e administração. Segundo a advogada da Câmara Municipal, Maysa El-Corab, a nova administração terá muitas mudanças. Para ela, a prefeita eleita, que é jovem e tem chances de fazer um bom mandato porque procurou se informar sobre as práticas em administração pública, além de contar com apoio do Governo Federal, o que irá facilitar para que a cidade seja contemplada com programas federais.  “Santa Cruz terá um governo mais participativo, onde a população poderá opinar sobre as mudanças mais necessárias e urgentes, pois esse é o modo petista de governar.”, completou Maysa.
       José Antonio da Trindade Resende, vereador reeleito,  se diz  muito satisfeito com  a vitória de Sinara Campos e acredita que ela fará uma boa administração, com total apoio da casa Legislativa. Segundo o vereador,  haverá mudança em alguns setores na administração, os funcionários concursados ocuparão seus cargos, e os cargos de confiança serão dispensados, além de haver contratação de secretários realmente aptos a ocupar funções tão importantes.
               Em São João Del Rei, Helvécio Reis (PT) assume a prefeitura ao lado de Cristina Lopes, vice prefeita que reforça a presença feminina nos cargos eletivos, seguindo a tendência dos últimos processos eleitorais em nosso país. Sobre o resultado das eleições, Taciana Braga , estudante e funcionária da câmara municipal diz: esperar que o novo prefeito invista em uma das áreas que necessita de mudanças positivas, que é a saúde, contratando novos profissionais, aplicando devidamente as verbas recebidas para que tenhamos um atendimento de qualidade. Ela ainda espera também que Helvécio faça jus à sua profissão e invista na educação, um ponto crítico não só na nossa cidade, mas em todo o país.
            Já a dona de casa Dulcinéia de Fátima, 53 anos, espera do prefeito e dos vereadores eleitos, o que foi prometido em campanha. "Acredito que esse professor eleito vai fazer muita coisa pela minha cidade. Ele parece ser uma boa pessoa, honesta e suas propostas eram boas.  Ele ( Helvécio Reis PT), conseguiu conquistar esse povo que tá cansado ver lixo na rua, que nunca consegue marcar uma consulta, e quando consegue demora mais de seis meses.”, completou.




Texto de Bruna de Faria, Isabela Mesquita, Paulo Carvalho e Rafaela Ramos

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário