quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O SONHO E A REALIDADE

Jogadores da categoria mirim do Athletic Club junto com o técnico Elói

           
           O sonho de quase todos os garotos brasileiros é ser jogador de futebol. O glamour, a fama e todo o mundo que gira em torno de uma grande estrela do futebol mundial com certeza deslumbra e enche os olhos dos pequenos aspirantes à posição de craque. Mas nem tudo são flores e apenas uma pequena porcentagem chega ao profissional. Uma quantidade ainda menor tem sorte e habilidade suficiente para se destacar. A fim de observar mais a fundo essa rotina de duro trabalho de vários garotos, duas escolinhas de futebol foram acompanhadas, uma em São João Del-Rei e a outra em Conselheiro Lafaiete.
           Em Conselheiro Lafaiete, o clube Carijós possui uma escolinha de futebol que recebe garotos com idade de 10 a 12 anos. O responsável pelo treino das Crianças é Luis Nascimento Lemos, mais conhecido como Ted. O treinador que alcançou neste ano a incrível marca de 28 anos como professor no clube, recentemente foi campeão mundial com a Seleção Brasileira de futebol Society.
          Quando questionado sobre sua atual equipe,  torneios futuros e se algum dos garotos teria talento para se tornar profissional, Luis comenta que nos 28 anos à frente do clube apenas um jogador foi revelado, passando a treinar nas categorias de base do Clube Atlético Mineiro. “Em relação ao grupo atual, não vejo nos garotos alguém que tenha probabilidade de estourar no time profissional, mas esta equipe foi formada recentemente, ainda temos muito que extrair dos garotos”. Nosso primeiro campeonato acontecerá em novembro, e espero que possamos fazer boas partidas apesar do pouco tempo juntos. ’’, ressalta Ted.
Walter Leal acompanha o neto Samuel
            Um dos destaques do time é o pequeno Samuel Torres Pereira, de apenas 10 anos. O garoto, torcedor do flamengo e fã incondicional do Argentino Lionel Messi, afirma que apesar de ser um dos mais jovens da equipe, sente-se confiante para disputar a primeira competição pelo clube. “Gosto muito de jogar no ataque, fazer gols sempre foi meu melhor e encaro os treinamentos com muita seriedade, afinal sonho em ser profissional um dia.”, diz o garoto. Samuel, que já treina na escolinha há 2 anos e subiu recentemente de categoria por idade, admira o técnico e é bem responsável  nos treinamentos e nas ordens do treinador.
              Quem acompanha de perto Samuel , desde que o garoto entrou no mundo do futebol é seu avô, Walter Leal Pereira, de 63 anos. Walter diz que tem prazer em levar o neto para treinar e que também torce para que o neto realize seu sonho de ser um jogador profissional. Walter disse ainda que não se importaria em mudar de cidade com o neto, caso fosse preciso para que ele pudesse treinar em clubes maiores.
              Fundado em 27 de julho de 1909, o Athletic Club de São João Del Rei possui quatro categorias de base: pré-mirim, mirim, infantil e juvenil. Elói, treinador profissional há 18 anos e treinador  da categoria mirim do clube há 11, disse que vê como promissor o futuro de seus alunos. “Temos bons jogadores, um dos nossos meninos está jogando no Atlético Mineiro. Gustavo nascido em 1999 é lateral direito da categoria mirim do Atlético”, diz o treinador. Thiago Gallhardo, que no ano de 2011 jogou como profissional no Botafogo do Rio de Janeiro, também já passou pelo Athletic, segundo Elói.
           Mas nem todos os meninos que entram em escolinhas têm o sonho de seguir carreira no futebol.  É o caso de Augusto, jogador da categoria pré-mirim do Athletic que vê o futebol como prática esportiva além do lazer. “ Eu sou corinthiano, meu ídolo no futebol é o Messi, mas eu não quero ser jogador de futebol”, afirma Augusto. Eliana, sua mãe que o acompanhava no treino, tem o mesmo pensamento do garoto e diz que o incentivou a jogar futebol para fazer exercícios.  
O garoto Augusto e sua mãe, Eliana
            Mesmo com todo o suporte que os clubes do interior podem oferecer aos garotos que sonham em ser jogadores profissionais, o caminho ainda é complexo. Maravilhados com os ídolos que assistem na tv, os garotos sonham e acreditam que terão o mesmo sucesso de craques como Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, dentre outros. Estes talvez não passaram pelas mesmas dificuldades que os garotos do interior provavelmente enfrentam ou vão enfrentar com as peneiras e outros processos seletivos. 
           Porém, o futebol também nos mostra um lado menos glamuroso, onde o importante é se divertir e ao mesmo tempo fazer exercícios físicos.  No sonho de ser jogador profissional não é a vontade de vencer que importa, pois todo mundo pode ter isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer.






Texto  e fotos de Matheus Henriques e Thaís Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário