quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MOMENTO DECISIVO PARA OS ESTÁDIOS DO MUNDIAL DE 2014


        
RIO DE JANEIRO
       Sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil corre contra o tempo para finalizar as obras até 15 de julho de 2013, data da realização da Copa das Confederações, evento que vai experimentar a capacidade e o funcionamento dos estádios no Brasil para o Mundial de 2014. Depois de dezenove edições da Copa do Mundo de Futebol, é segunda vez que o Brasil será o anfitrião do evento. O torneio acontecerá entre o dia 12 de junho e 13 de julho.
                O Estádio Mané Garrincha, situado no Distrito Federal, receberá a Abertura da Copa das Confederações e sete jogos da competição mundial de 2014. Com capacidade para 70 mil torcedores, a conclusão das obras está prevista para Dezembro de 2012. O estádio finalizou 76% da construção em Setembro de 2012.
BELO HORIZONTE
          Na capital mineira, o Estádio Governador Magalhães Pinto está com suas obras em fase adiantada, com 78% já finalizadas. O popular Mineirão receberá três jogos da Copa das Confederações, seis partidas da Copa do Mundo e a capacidade será de 64 mil pessoas. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2012.
              Cuiabá aproveitou suas características naturais como inspiração na construção da        Arena Pantanal que teve 47% de suas obras concluídas no mês de setembro. O estádio terá capacidade para 43 mil pessoas. Quatro partidas da primeira fase da Copa de 2014 serão realizadas na Arena.
            A Arena Fonte Nova, em Salvador, será palco de três partidas na Copa das Confederações e de seis jogos do Mundial. O estádio está com 70% das obras concluídas e sua capacidade será de 50 mil pessoas. A previsão de entrega do estádio é para dezembro de 2012.
               Depois de uma longa disputa no Estado de São Paulo, o projeto apresentado pelo clube Corinthians, anfitrião da abertura da Copa de 2014 e outras cinco partidas, está com 52% do projeto finalizado. A capacidade é de 65 mil pessoas, sendo 48 mil assentos convencionais e 17 mil lugares retráteis, distribuição exigida pela FIFA para abertura.
PORTO ALEGRE
                Em Pernambuco a obra está com 58% de conclusão. A capacidade é de 46 mil. Recife receberá três partidas da Copa das Confederações e cinco da Copa de 2014. A conclusão da obra é para fevereiro de 2013.
             No estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, 38% da obra estão finalizadas. A capacidade é de 52 mil pessoas. A conclusão é para dezembro de 2013. A casa do clube gaúcho Internacional receberá quatro partidas da primeira fase e um jogo eliminatório das oitavas de final da Copa de 2014.
              Na Capital do Rio Grande do Norte, 33% das obras estão finalizadas. Com capacidade para 43 mil torcedores. A conclusão das obras está prevista para dezembro de 2013, fora do prazo pré-estabelecido.
                             Manaus garante um dos maiores atrasos dentre as cidades que sediarão o Mundial, com 45% de conclusão das obras. O estádio terá capacidade para 44 mil de torcedores. A cidade receberá quatro jogos da primeira fase da Copa de 2014. A previsão de entrega do estádio é para junho de 2013. 
           Já o projeto da cidade de Fortaleza está com a maior parte concluída, 92% do projeto concluído. O Castelão receberá três jogos da Copa das Confederações e seis partidas da Copa de 2014. O estádio terá capacidade para 67 mil pessoas.
       
CURITIBA
         Na capital paranaense, a Arena da baixada está com 45 % de conclusão das obras. O estádio terá capacidade para 42 mil pessoas e receberá quatro jogos da primeira fase da Copa. A conclusão das obras é para junho de 2013.
            Protagonista da candidatura do Mundial de 2014, o Maracanã tem 66% das obras finalizadas. Com um total de 5.500 operários, o objetivo é terminar em fevereiro de 2013. O estádio terá capacidade para 79 mil pessoas e receberá três jogos da Copa das Confederações, sete do Mundial de 2014 e  as duas finais.
              José Maria Marin, presidente do Comitê Organizador Local, destacou em nota, “
       Estamos monitorando de perto os estádios por meio de relatórios técnicos e cronogramas detalhados" considerou.            


Texto: Tiago Santos e Maria Clara Lauar
Fotos:   ME/Portal da Copa/setembro de 2012
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário